31 maio 2006

A mascote...

Acho que a mascote para o mundial deveria ser o Quaresma...
Interagindo com o público da mesma maneira fantástica como interagiu ontem.
Distribuindo palmadas carinhosas aos adeptos.

Será que é um prenúncio da nossa prestação?
Será que se vai renovar Saltilho?
Será que não lhe deram os prémios de jogo?

Ou será do Guaraná (fabrico do Norte)?

30 maio 2006

A minha sorte...

é já ter 24 anos.

sonho #01

hoje sonhei que não tinha sido convocado para a selecção. estava lesionado.

Só naquela...

O que será mais importante, bola ou política? É que parece ser de comum acordo, segundo notícia da tsf, entre todos os partidos que no dia do jogo Portugal-Mexico, só haja faladura de manhã.

Tá fixe.

Amanhã teremos a sessão plenária adiada por causa do inefável Fernando Mendes e a sua Roda da Sorte e depois disso serão as telenovelas mexicanas a desocupar os nossos deputados.
Tudo para que a assembleia funcione. Ou seja, o princípio é de que devemos tratar bem os nossos meninos senão eles não põem cá os pés!

Haja saúde...

Ah, e só uma pergunta aos meus co-bloggers... Podem-se largar uns palavrões aqui ou não? É que está mesmo a apetecer...

Darfur: O novo Ruanda?

Numa entrevista ao Guardian de hoje, Paul Rusesabagina ( o gerente de hotel no qual se inspirou a história do filme Hotel Ruanda) considera que um genocídio em Darfur de iguais proporções ao de Ruanda em 94 onde morreram 900.000 pessoas, está prestes a acontecer.

"Last year I went to Darfur and what I saw was exactly what I saw in Rwanda in the years 1990 to 1994," he said. "There were government-funded helicopters destroying villages. Militia armed by the government killing villagers. Two million people displaced and their homes completely erased."

Mais adiante, Rusesabagina conta-nos que se encontrou com George W Bush para falar sobre o genocídio. Mais uma vez, Bush saiu-se com uma das suas já habituais respostas secas e pouco inteligentes: " Not on my watch!"

Mas, actos concretos..... nem um!

A pedra no meu sapato...

Hoje a pedra no meu sapato é Da Servidão Humana do Sommerset Maugham. Acordei a pensar no livro que li há mais de dez anos. Não me sai da cabeça ou a cabeça não consegue sair do livro... A loucura conduzida pela paixão, o homem saíndo de si para se dar ao outro e no fim acabar sem ninguém. Como se transfigura uma pessoa quando está perdida e amputada pelo amor. A carne deixa de ser carne para ser um obstáculo à vontade. Um impeditivo à loucura maior, uma limitação que parece tão mesquinha quando se está apaixonado.

"It seemed to Philip that he alone of the clerks saw the dramatic interest of those afternoons. To the others men and women were only cases, good if they were complicated, tiresome if obvious; they heard murmurs and were astonished at abnormal livers; an unexpected sound in the lungs gave them something to talk about. But to Philip there was much more. He found an interest in just looking at them, in the shape of their heads and their hands, in the look of their eyes and the length of their noses. You saw in that room human nature taken by surprise, and often he mask of custom was torn off rudely, showing you the soul all raw. Sometimes you saw an untaught stoicism which was profoundly moving. Once Philip was a man, rough and illiterate, told his case was hopeless; and self-controlled himself, he wondered at the splendid instinct which forced the fellow to keep a stiff upper-lip before strangers. But was it possible for him to be brave when he was by himself, face to face with his soul, or would he then surrender to despair? "

Acho que o vou ler de novo...

Super Reagan, Ronald Reagan!

Ronald Reagan foi votado o melhor Americano de todos os tempos, à frente de personalidades como Washington, Lincoln ou Martin Luther King! As razões prendem-se com o facto de se tratar de um voto popular, logo as personagens mais recentes têm mais hipóteses de exito. Só assim se explica que Oprah Winfrey e George W Bush apareçam no top 10!

Como justificação desta vitória de Reagan, apresenta-se o facto da sua Presidência ter terminado com a Guerra Fria e a prosperidade económica vivida na altura. Contudo, parece uma pena que se esqueçam de mencionar a sua política externa, baseado no famoso 'ABC' Anything But Communist. O que, trocado por miúdos, justificou uma política bárbara e sanguinária.

Apoiaram-se ditaduras como as de Videla ou Pinochet na América do Sul. Mobutu Sese-Seko, foi recebido com honras de estado e considerado mais tarde pelo seu sucessor Bush Senior, como "our good friend in Africa." Promoveu-se a violação de freiras e a chacina de inocentes com o apoio dado aos contras na Nicaragua.

E não se preocupem, há mais, muuuuito mais.....

É caso para dizer, congratulations Mr President

29 maio 2006

O Casting Perfeito

Acabo de ver o telejornal. Custa-me ainda aceitar Cavaco como Presidente da República. Mas ao vê-lo fiquei muito contente em saber que afinal a desertificação do nosso interior não existe. O professor (em letra miudinha) foi visitar uma terreola que há 5 anos tinha 11 habitantes e hoje 65. Está dado o mote!

E quando perguntado ao presidente da câmara, a solução é simples:
- São estradas, senhor! O que é preciso são estradas... E mai nada!

Isto faz.vos lembrar alguma coisa? E o homem só agora chegou...
Esqueçam lá os hospitais e as escolas e venha daí o asfalto... E daqui a nada temos os preços imobiliários de Alcains de baixo a subir em flecha, o parque automóvel de manteigas povoado de porsches e por aí adiante...

Mais uma lição que temos de agradecer ao nosso querido professor!

Caríssimos

Vou ser sincero: eu devia estar a acabar o meu portfolio para começar a enviá-lo para alguns ateliers na tentativa de sair do desemprego e surgiu-me a ideia de fazer um blog com o meu compincha Phil. Pareceu-me, sem dúvida, a melhor coisa a fazer.
Há a algum tempo que gosto de vaguear pela blogosfera [quase que tive um orgasmo ao escrever esta palavra...] e a ideia de criar um blog já me tinha passado pela cabeça. Agora que já está, o pior é mesmo escrever: não sei o quê, não sei para quem. Nunca gostei do que escrevi, não gosto de partilhar o que escrevo. Agora que penso novamente, não faço ideia porque é que me meti nisto. Talvez seja uma forma de partilhar qualquer coisa com uns amigos castiços e, mesmo que ninguém de fora leia isto [altamente provável, diga-se de passagem], há-de ficar gravado num disco rígido a milhares de quilómetros de distância, numa cave asséptica e cheia de ventoínhas. Obrigado internet.
Por isso os meus posts [outra palavra que sempre sonhei escrever...] hão de ser sobre arquitectura, copos, viagens, loiras, morenas, ruivas, bicicletas e futebol. Do que me lembrar. Aliás este blog quer-se multidisciplinar, para agradar a todos e acabar por não agradar a ninguém...
Agora vou ver se acabo o portfolio.

O mundial e a publicidade

Este sábado lá fui eu, acólito cumpridor, comprar a verborreia semanal. Expresso, Visão, Sábado, DN e Público. A caminho de casa reparei que o saco vinha mais pesado. Ao despejar o saco começei a ver, para além dos suplementos habituais um rol de novos suplementos...
Posters da Selecção, o diário da selecção, a vida escalpelizada de cada um dos seus jogadores etc...
Tudo acompanhado de publicidade infindável aos mesmos, querendo todas as grandes e médias empresas deixar bem claro que são apoiantes da selecção...

Refeito do susto... E feliz de ter conseguido despachar dois quilos de papel para a recicladora, comecei a sentir alguma pena por, de entre as tantas afirmações de amor à nossa selecção, não encontrar algumas como:

- Com CD quem ganha é você;
- "Alemão com carapinha" - "Tuga de Rasta" - Restaurador Olex;
- Imodium apoia a selecção nas suas horas mais difíceis;
- A Tabaqueira está onde estão os nossos!

ou outras que tais...
Mas enfim, suponho que sejam gostos editoriais.

Aqui não passa nada...

Os Konhamas são uma tribo existente no sul de angola. Hoje em dia muito mitificados pelo estatuto guerreiro que lhes foi atribuído. A verdade é que, provenientes de uma zona desértica do país, rapidamente tiveram de lutar pela sobrevivência através da conquista de terras. Ganharam a reputação de intransigentes e implacáveis. Hoje em dia, sempre que há uma maka em angola a culpa é dos konhamas. Dizem que formam a guarda pessoal de José Eduardo dos Santos e se receberem ordens para tal, nem à própria mãe perdoam um deslize, atirando para matar no segundo.
Eu gosto do mito, mas gosto mais das pessoas konhamas. Rectos, frontais e verdadeiros. Não sabem ser barrocos na sua expressão nem contraditórios no seu pensamento.
Se forem a Luanda são aqueles guardas que têm um capacete coberto de folhas verdes como se de um camuflado se tratasse...

contradições

É engraçado notar como os mesmos racistas que pedem por um "Portugal para os Portugueses!" e discriminam não só gente honesta vinda da Europa de leste em busca de uma vida condigna, como também outros portugueses, pelo simples facto da cor da pele, têm depois o descaramento de se sentir indignados quando imigrantes portugueses são alvos de atitudes racistas no estrangeiro.

A mensagem que partidos e grupos de direita e extrema direita andam a tentar passar é perigosa, e constitui um atentado à inteligência de todos nós. Baseando-se em mensagens simples e populistas, aproveitando o desnorte global criado devido à ridícula paranóia do terrorismo, Sentimentos racistas crescem de maneira preocupante em diversos sectores da sociedade portuguesa.

O simples facto de que ser-se nacionalista, não está carregado de conotações negativas, assim como o facto de na televisão pública ainda se contarem 'anedotas de pretos', atestam o quão atrasados estamos como País.

HABEMUS BLOG!

e agora?