30 novembro 2006

Ahmadinejad tenta explicar a George W!!!!

Leiam esta carta publicada no Washington Post de Mahmoud Ahmadinejad a George W Bush. Não quero comentar para não influenciar a leitura que, quer se goste ou não, é muuuuuito interessante.

toma lá morangos!!!

não pode ser assim tão difícil de perceber se até o Ahmadinejad chega lá com tanta facilidade.....

29 novembro 2006

debate interessante

Deparei-me há momentos, com um debate de ideias interessante, eloquente e construtivo no http://5dias.net sobre a questão da proibição ou não do véu islâmico. António Figueira responde à cronica de Joana Amaral Dias, exprimindo-se a favor da proibição.

Sobre o que cada um escreveu, não tenho nada a apontar, a não ser congratular os autores pelas suas exposições claras e objectivas sobre o assunto. No entanto, parece-me oportuno mencionar mais alguns aspectos. Se o objectivo da proibição do foulard é preservar a neutralidade do espaço escolar público, então a mesma lei devia de proibir os alunos do uso de qualquer outro símbolo religioso como o crucifixo ou a estrela de David.

Percebo que este tema é bastante complicado e o objectivo é o de fazer com que a integração de minorias seja feito da melhor maneira possível, no entanto parece-me que começar pela proibição é trilhar um caminho perigoso. Infelizmente, o problema da integração é um problema grave e actual que tem que ser pensado e resolvido o mais depressa possível, mas o passo de proibir o foulard ou qualquer outro objecto religioso, seja de que religião for, cria mais celeuma e acusações de racismo e segregação do que facilita a integração seja de quem for.

recomendo a todos que visitem o 5 dias e apreciem o debate que, quem sabe, pode ter continuação amanhã.

24 novembro 2006

má notícia para o mundo muçulmano e a liberdade de expressão

Actualmente no Egipto procede-se à detenção de bloggers. Em vez de se preocuparem com o assédio sexual, o sexismo e a corrupção reinante no seio das forças de autoridade, a medida a tomar é a mais fácil: prender quem alerte e dê a conhecer o problema. As razões pelas quais se prendem bloggers, segundo as autoridades passam por difamação ao presidente, ameaçar a ordem pública, ou críticas aos grupos religiosos...

a história toda aqui

17 novembro 2006

Fazer pouco

para suavizar o post mais abaixo.

Nas bundas...

O sítio chama-se Lunda. Existem duas a Norte e a Sul... Dizem que estamos no meio... Por vezes penso que é da bunda...

De molho

Ouça um carpinteiro a zumbir para si durante uma noite inteira enquanto um guitarrista canta...

Guilhermina, eu estou apaixonado...
Por causa da tua beleza há problemas na Sanzala

Para acompanhar, vá saboreando uma garrafa de whisky, de preferência de 12 anos para evitar ressacas.

Coma ginguba à descrição...

Deixe-se ser mordido pelos mosquitos, atacado pelas borboletas da noite, pelas baratas voadoras e todo o tipo de insectos sem nome que se sentem atraídos pela luz...

Beba mais whisky.

Antes de adormecer telefone a alguém e prolongue esse telefonema durante mais de meia hora.

Adormeça e deixe a marinar durante a noite.
No dia seguinte estará...

DE MOLHO

in "O segredo das Cozinheiras", Maria de Lurdes Modesto

Não se pode fazer pouco porquê????

Estou farto que me digam que tenho que respeitar, e que não posso gozar com deus! Existem várias razões; Em primeiro lugar tive uma educação fortemente baseada em princípios católicos e vivo numa sociedade altamente cristã, pelo qual sinto que tenho o direito à minha visão. Logo, se a minha visão passa por rejeitar a influência cristã e os dogmas da igreja impostos na minha sociedade, tenho como direito, se não como obrigação, mostrar alto e a bom som o meu repúdio pela Igreja.

Não espero que concordem comigo ou não, apenas exigo o direito de dizer o que quero e como quero sobre deus ou a virgem maria. Não consigo perceber como é que se pode fazer pouco de tudo ( e ainda bem) mas não de deus. Considero um atentado à inteligência que se proteja a Igreja e os seus dogmas, como se fosse uma pobre instituição sem força ou poder. Um dos grandes males deste País, e grande razão pelo nosso atraso em relação ao resto da Europa prende-se exactamente com o facto de nunca se questionar a Igreja, só para não ferir os sentimentos de alguns.

A igreja pode opinar sobre políticos ou governos, ou até apoiar ditaduras que maltratam ou chacinam povos. Isso tudo perdoa-se, Mas nós não podemos opinar sobre a fé que aí se sustenta! A religião em geral é a maior causadora de guerras e mortes no Mundo, e nós nada! A Igreja no nosso País pode fazer campanhas, ostracizar as mulheres que desesperadas recorrem a um aborto, podem inclusive desrespeitar a vida humana opondo-se ao preservativo, (o que causa milhões de mortes só em África) porque moralmente não fica bem, mas nós não podemos "desrespeitar" o deus que a igreja diz representar?!?!

Temos medo do quê e de quem? Tal como outros têm o direito a acreditar, eu tenho o direito a não acreditar! Tal como alguns têm o direito de pregar, eu tenho o direito de pregar contra!

Pensem nisto: quais são os Países com melhor nível de vida na Europa? e qual a força da religião em lugares tão distintos como a Noruega, Suécia, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Luxemburgo ou Inglaterra? O homem tem tudo ao seu alcance, basta que saibamos isso! Acabem-se as desculpas e o fado do coitadinho!

Safe Sex II

Segundo um relatório da Comissão Europeia:"The number of reported HIV cases in member states has doubled since 1998 and half of the new cases affect people aged 15-25. A Commission campaign aims to remind young people that HIV/AIDS is still prevalent (...)there has been nearly a doubling of the cases between 1998 and 2005. Estonia reports more than twice as many cases as the other member states and the number of new infections in Portugal is also above the EU average. The most common method of transmission is heterosexual intercourse and 50% of the latest cases affect people aged 15-25. "

Pois é, parece que a coisa está feia aqui pelas nossas bandas. Não sei se será dos preservativos falsificados, ou mesmo da falta deles... Mas, que se lixe, o importante é o pudor e uns princípios morais bacocos e obsoletos! Nem pensem em distribuir preservativos pelas escolas todas, nem em incluir um programa sério e responsável de Educação Sexual que enfrente tabus e apoie os jovens. Isso não, bom mesmo é termos de aparecer nestas estatísticas.... Viva Portugal e o nosso nível de desenvolvimento!!!!!!

15 novembro 2006

Uma boa notícia para o mundo Muçulmano!

O governo de Pervez Musharaf acaba de aprovar uma lei que confere mais direitos às mulheres em caso de violação. Lei esta que tem um significado ainda maior se levarmos em linha de conta a força e o poder que os movimentos fundamentalistas vão ganhando com a nossa "sempre presente" ajuda.

Ao fazer poucas mas importantes alterações à lei de 1979 criada pela antiga ditadura militar, Musharaf consegue desta forma dar um modesto mas importante passo rumo ao secularismo. Embora peque por escassa esta lei e não vá muito à bola com o Sr Musharaf, não deixa de ser um bom indício.

Estranho é que não consegui encontrar esta notícia nos jornais Portugueses. Se não for para dizer mal do Islão, se calhar não vale a pena...

bom artigo aqui

Sexo Seguro!!!!

Extra safe ou nem por isso...

14 novembro 2006

Livro

Falando de coisas mais agradáveis, recomendo que leiam o Kite Runner de Khaled Hosseini. Neste seu primeiro livro Hosseini leva-nos ao seu Afeganistão e conta-nos o drama de uma família forçada a emigrar para os EUA, depois da invasão Russa enquanto nos relata a rápida e impiedosa destruição da sua terra natal. Livro de leitura fácil e interessante, onde seguimos o destino de uma família, e em paralelo, o drama de um País inteiro.

Hoje no Iraque....

O Ministério da Educação fechou as universidades e 'escolas superiores' até que haja mais segurança depois de cerca de 150 professores, auxiliares e visitas terem sido raptados. Ao mesmo tempo, em Bagdade, explodiram mais bombas que mataram 82 inocentes....

Será que após as recentes eleições os democratas, liderados por Nancy Pelosi, vão conseguir a tão ansiada "mudança de estratégia" em relação ao Iraque? No entanto, mais importante que tapar o sol com a peneira, digam-me se faz favor: Para quando apostamos na retirada das tropas do Iraque? Numa de optimista aponto para 2010

Goodbye Mr Rumsfeld

Cerca de três anos e meio depois do início de um dos maiores erros políticos da história ( leia-se invasão que em nada melhorou as condições de vida do povo Iraquiano), o grande George W lá se lembrou de nos dizer a todos que está afinal aberto para ouvir sugestões da oposição, mas só aquelas que contribuam para acabar o conflito!

Tendo em conta mais esta pérola do Sr Presidente, resta saber qual dos seus companheiros terá o perfil mais adequado para decidir quais são as sugestões boas e as más em relação ao Iraque. Será o grande Dick Cheney que se tem portado extremamente bem, com a sua querida Haliburton, ou ao invés o não menos hábil John Bolton, que cada vez que abre a boca deixa o Conselho de Segurança da ONU sem reacção ( Só não sei, é se é pelas coisas que diz, ou pelo ar assustador do seu medonho bigode!) De uma coisa estamos seguros, pelo menos o Rumsfeld já foi de mota!!!!!!!!!!!

10 novembro 2006

365

Passou 1 ano...
E passaram 3 empregos, 119 noites de copos, 3 bicicletas, 24 amigos, 6 ou 7 viagens, 21 colegas de trabalho, 18 bares, centenas de litros de cerveja, algum whisky, 8 quilos de tabaco, 17 livros, televisão, internet, playstation, chuva, neve, sol, 3 pares de luvas, 1 pneu furado, 207 jantares de massa com tomate, 88 garrafas de vinho, 3 cinzeiros, 452 fatias de pão de forma, muita mayonese, batatas fritas, 3 woks, muito café, poucas lágrimas, muita risota...
1 cidade.

09 novembro 2006

Moro em Alfama...

E estou a pensar montar uma barraca de sardinhas neste próximo Santo António. A equipa de trabalho será composta pelos homens aqui da mina que tenham os níveis de álcool no sangue o mais elevado possível e que estejam de licença na altura. O equipamento será uma camisa de ganga com o logo da empresa, um belo de um diamante.

Uma experiência antropológica sem dúvida. Aguardo expectante… Faltam Nove Meses… As ideias são como os bebés…

Voando sobre um pantanal de jibóias

A trama é esta. Vem trabalhar para uma mina mas não muito pois pode deixar os outros mal vistos. E se podemos pensar que uma pessoa depois se torne alvo de invejas, o que é chato, aqui é bastante pior, o que é mais chato ainda. Aqui boicotam o trabalho prometendo resolver situações que não resolvem, montando perseguições pelo corpo de segurança industrial e montando barricadas de testes de alcoolemia pela Segurança no trabalho. Ainda recebemos avisos de que não nos podemos dar com os locais do sexo feminino e que temos de adoptar uma postura muito discreta se não quisermos ir para a rua. Jogo psicológico do mais pueril portanto. E o melhor é que a ideia é consensual, ou seja, pessoas que pensam fora deste contexto acreditam que esta é a única forma que resta de sobrevivência aqui. Inovação, ultrapassar de barreiras, novas formas de trabalho, tudo para o saco. Um gajo vai aguentando mas há dias em que apetece agarrar na trouxa e fugir para o meio da mata

Bola, Política e Funge

São os temas recorrentes aqui da mina.

Explicando:

Bola – A luta pela vitória no facciosismo
Política – A do meu quintal e dos meus interesses
Funge – A comida em Portugal, e tudo o resto, é muito melhor do que aqui…

Enfim, aprende-se!

02 novembro 2006

A chuva que aqui cai...

É feriado, eu trabalho, está a chover. Hoje à tarde estavam 33º à sombra. Agora chove, um dilúvio.

Penso no Slow Man do Coetzee que acabei de ler. Um homem que na velhice vê a sua perna ser amputada após um acidente. A reconstrução da sua vida, a reconstrução dos seus relacionamentos das suas paixões e de ele próprio.

Aqui na mina sinto-me como ele. A vida a passar e eu amputado a ver como me readaptarei a ela a partir daqui.

Pensamentos. Eu disse que a depressão diminuiria, não que iria terminar.