Ao longo destes últimos anos a viragem a oriente tem sido notável, em todos os aspectos da nossa vida, e na gestão também. O fascínio pelo espiritualismo enquanto lentamente perdemos o cunho católico fez com que nos virassemos para novas formas de procura de bem-estar, resultando nos autores esotéricos que existem por aí aos pontapés, na procura de exercícios mentais de relaxamento, feng-shui, tai-chi, meditação, reiki, etc...
A parte mais significativa destes tem origem no oriente, devido à sua forma asséptica e limpa que aborda os temas. Um restaurante de sushi é sempre um lugar espartano, relaxado, com motivos de água e madeira, invocando a natureza, fã do corpo etc...
Na gestão, os consultores de feng-shui aparecem como cogumelos e vêm-nos dizer como organizar a nossa sala de trabalho de forma a diminuir conflitos, a mobília que devemos comprar, e por aí fora.
Agora pergunto, será que só os orientais procuram este tipo de bem estar na sua vida, ou será que o modelo deles é apenas mais fácil de ser franchisado?
Parece-me claramente que é a segunda. Senão vejamos, existem noutras culturas este mesmo tipo de procura. Vejamos os rastafari. Não procuram o hedonismo mas sim um bem estar com a vida e com o corpo, um balanço entre mente e envolvente que pode ser facilmente comparável ao modelo nipónico.
O único problema é a sua franchisização (palavra linda esta). Imaginem um consultor com "dreadlocks" descalço com umas calças vermelhas a sair do gabinete do director geral de uma empresa em pleno dia. Será que funcionaria? Será que seria bem visto?
No entanto, procuram exactamente o mesmo que os colegas orientais. Uns utilizam paus de bambu, outros utilizam ervas "aromáticas". Imaginem que em vez de ouvir o barulho de um riacho, ou de uns piriquitos na floresta como barulho de fundo de um escritório se ouvisse reggae! Imaginem por fim que, em vez de procurarmos o zen que existe em nós, procurassemos por Jah!
Acho que ainda não estamos preparados para receber este novo modelo, mas prevejo que daqui a uns anos empresas de publicidade vão se virar para o modelo africano em detrimento do nipónico, e eu vou lá estar! E depois das de publicidade virão as de marketing e todas as outras...
JAH
RASTAFARI
30 janeiro 2007
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1 comentário:
YAH MÁN! RASTAFARI IS THE FUTURE!!
until...the philosophy...which holds one model superior and another...inferior...is finally...and permanently... discredeted...and abandoned........
AAAUUUUEEEUUUAAA!!!!
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