05 abril 2007

Assaltos em Angola

Mais um assalto... Um pouco mais assustador. Apanhado de surpresa por dois assaltantes que saltaram armados de uma mota. Depois seguiu-se o "drill" do costume, o assustador foi quando o que estava a assaltar a pessoa que estava comigo mandou o meu assaltante dar-me um tiro.

Assustou-me. Melhor, traumatizou-me. Dei por mim nos dias a seguir a ter medo de sair quando estavam muitas pessoas na rua e pior, dei por mim a fazer juízos de valor baseado no aspecto das pessoas, e pior ainda, na cor. Tento por tudo não ser racista mas dou por mim subconscientemente a julgar... e a julgar... e é tramado. Mas agora vejo como o medo é o princípio de tudo. Vejo na pele, não apenas nas reacções dos outros. E vejo como é fácil cair na rotulação pelo medo.

Eu sei que justifico as minhas reacções de outras formas. Desigualdade social, desespero, etc... Mas a verdade é que a cor é a primeira que uma pessoa vê, e o subconsciente é tramado. A segunda é a aparência, dai também metermos todos os maltrapilhos no mesmo saco...

Generalizando, é tramado. E quanto mais medo tivermos mais tramado fica...

Sem comentários: