18 janeiro 2007

Ser líder...

Hoje em dia o que conta é ser líder!

Ele é um líder... Frase que acompanha pensamentos de grandes feitos, grandes capacidades, etc.
O Mourinho é um líder. Não conta para nada ele ter uma equipa que custou o dobro das outras todas, de ele ter sido amplamente bafejado pela sorte neste seu percurso recente? Não. O que conta é que o senhor é um líder.

Mas mais engraçado é que esta história de ser lider depois ultrapassa os feitos atingidos por esses mesmos lideres.

Se num café alguém ouvisse dizer: "Aquele homem é um líder!", automaticamente remeteria a sua imaginação para pensamentos nobres sobre o energúmeno, automaticamente atribuiria uma aura de quase santidade aquela pessoa que nunca antes tinha posto a vista em cima.

E assim, pessoas como o Pinto da Costa, o Belmiro de Azevedo, a dona do café onde eu vou (que tem uma capacidade extraordinária de liderança), o meu jardineiro, o Pedrito de Portugal, o treinador do seixalense, e a última aquisição (de quem eu hoje vi um livro nas bancas "Compromisso Nunca Desistir") Tomaz Morais (capitão da selecção nacional de râguebi), são todas elevadas ao estatuto de semi-deuses com uma palavra apenas.

Quanto ao meu jardineiro, a dona do café e o treinador do seixalense (que confesso, são personagens ficcionais, e a sua semelhança com qualquer situação real é pura coincidência) não me importa muito que sejam vistos como residentes do Monte Olimpo. Agora o Mourinho que é um animal, o Belmiro de Azevedo e o Pinto da Costa que foge aos impostos e que se envolve em escândalos serem tratados dessa forma, é que custa um bocado.

E tudo porque a brincadeira do momento no nosso país, ao contrário dos índios e cowboys quando eu era puto, é a dos líderes.

Todos querem brincar aos líderes... E eu resigno-me a andar de costas vergadas perante estes grandes senhores para evitar os olhares de escárnio e de nojo mal tente afrontá-los!

Sem comentários: